NFe Youtube - Coopercitrus Mapa do Site

Notícias

Sistemas de Produção Embrapa registram mais de 3,8 milhões de acessos em 2016

Agropecuária | Publicada em 14/02/2017



Com uma média de 250 mil acessos por mês, os Sistemas de Produção Embrapa (SPE) estão entre as publicações eletrônicas da Empresa mais acessadas por agricultores, extensionistas, técnicos, professores e estudantes. Em 2016, a publicação recebeu um total de 3.051.295 visitas. Criados em 1979, originalmente em versão impressa, mas disponíveis em versão eletrônica a partir de 2002, os SPE contam hoje com uma ferramenta que permite ao público realizar pesquisas sobre variados cultivos, criações e sistemas integrados de produção animal e vegetal. Atualmente, estão disponibilizados na Internet 112 Sistemas de Produção Embrapa.

Em 2016, foram publicados 15 novos sistemas de produção (lançados ou atualizados em nova edição), sobre os seguintes temas: Produção de mudas de citros; Produção da banana para o Projeto Formoso; Produção da Framboeseira; Cultura do abacaxi na região de Itaberaba, em condições de sequeiro; Sistema orgânico de produção para a cultura da banana; Sistema de produção integrada para a cultura do abacaxi no estado de Tocantins; Cultivo da banana para o estado de Rondônia; Cultivo do milheto; Sistema de produção de mangaba para a região Nordeste do Brasil; Sistema de produção do caju; Sistema de produção de caprinos para o Semiárido brasileiro; Cultivo da banana para o estado do Amazonas; Sistema de produção de mandioca para a microrregião de Porto Seguro (BA); Sistema de produção de banana para a zona da mata de Pernambuco.

Entre as principais características dos SPE está a sua regionalidade. Assim, há sistemas de produção que tratam, por exemplo, do cultivo da banana especificamente para o estado do Amazonas ou do Pará. E há ainda aqueles com caráter microrregional, a exemplo do Sistema de produção do cultivo da banana para o Agropólo Jaguaribe/Apodi, no estado do Rio Grande do Norte.

Da mesma forma, temos hoje SPE voltados para o cultivo da mandioca no Pará, no Amapá, ou no bioma Cerrado; cultivo de pimenta-do-reino para Rondônia; ovinos para o Rio Grande do Sul; soja para o cerrado de Roraima; uva de mesa para o Paraná ou para Minas Gerais; gado leiteiro para a Zona Bragantina, no estado do Pará; entre outros. A Embrapa Informação Tecnológica e a Embrapa Informática Agropecuária são as Unidades Descentralizadas responsáveis pela coordenação dos Sistemas de Produção Embrapa.

Desde 2013 a Embrapa vem trabalhando na migração dos conteúdos dos SPE para a nova plataforma desenvolvida em Liferay, com novos leiaute e arquitetura de informação, além de novas funcionalidades e de um gestor de conteúdos com tutoriais de uso que facilitaram o processo interno de edição. Tudo isso contribuiu para melhorar o seu acesso e navegação, e, logo, para conquistar mais usuários interessados nos ganhos sociais, econômicos e ambientais que os resultados de pesquisa da Embrapa podem vir a proporcionar.

A meta é finalizar todo o processo de migração até o fim deste ano, contando com a colaboração das Unidades que ainda possuem sistemas no site antigo. “É muito importante que todas as Unidades autorizem essa migração e, principalmente, que atualizem seus Sistemas, para podermos desativar o antigo site e oferecer ao vasto público desta publicação informações sempre atualizadas”, destaca a gestora de conteúdos dos Sistemas de Produção da Embrapa, Ana Paula Dias.

Para conhecer os Sistemas de Produção Embrapa acesse www.embrapa.br/sistemadeproducao

O agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos, comentou ao Agro Olhar na semana passada que há previsão para Mato Grosso de "muita chuva no Estado" entre os dias 13 e 18 de fevereiro, "com até mesmo alguns dias de tempo bastante fechado e chuvoso, a tal invernada".

Fonte: Embrapa

Voltar

Apresentação Coopercitrus

Institucional

Lojas de Conveniência

Postos de Combustíveis

Shopping Rural

Insumos/grãos

Máquinas Agrícolas

Revista Agropecuária

Trabalhe Conosco

Códigos e Estatuto

Filiais

Feiras

FEACOOP

Agrishow

Balcão do Agronegócio

Classificados

Usados

Imóveis

A Venda

Em Licitação

Revista

Notícias

Sustentabilidade

Ação Social Cooperada

Campo Limpo

Central de Embalagens Vazias de Agrotóxico

Certificação de Café e o 4 C

Natal da solidariedade

TrendIT's Desenvolvimento de Websites
Coopercitrus Cooperativa de Produtores Rurais - Telefone: (17) 3344-3000
Praça Barão do Rio Branco, nº 9, Centro - CEP: 14.700-129- Bebedouro, SP

Coopercitrus 2017 - Todos os direitos reservados