NFe Youtube - Coopercitrus Mapa do Site

Notícias

Brasil encerra bloqueio do leite do Uruguai

Agropecuária | Publicada em 08/11/2017

O Ministério da Agricultura (Mapa) informou dia 06, a decisão do governo brasileiro de reabilitar as licenças automáticas de importação de produtos lácteos provenientes do Uruguai. No dia 10 de outubro, o Mapa suspendeu temporariamente as licenças, atendendo denúncias do setor leiteiro nacional de que o país vizinho estaria triangulando leite e derivados para exportar ao Brasil. Ao longo da semana passada, uma missão técnica do Mapa esteve no país vizinho checando os dados de exportação uruguaios e deverá produzir um relatório sobre o assunto nos próximos dias.

Nessa segunda-feira à tarde, a Presidência do Uruguai divulgou nota em seu site anunciando o restabelecimento do comércio de lácteos entre os dois países. “Tivemos um segundo contato telefônico na sexta-feira com o presidente Michel Temer, e nessa segunda-feira já começaram a tramitar novas licenças normalmente”, afirmou o ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Tabaré Aguerre. O uruguaio afirmou que a missão brasileira pôde comprovar, de forma clara, o que o seu país exporta e o que produz.

O secretário estadual da Agricultura, Ernani Polo, que havia pedido ao Mapa, junto com entidades, a investigação dos volumes de produção de leite do país vizinho, não havia sido informado oficialmente até o final da tarde de ontem do encerramento do bloqueio. Segundo o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, a suspensão das importações, somada a uma queda de 8% na produção de outubro, contribuíram para diminuir a pressão de baixa no valor do litro do leite UHT.

Fonte: Correio do Povo

Voltar

Apresentação Coopercitrus

Institucional

Lojas de Conveniência

Postos de Combustíveis

Shopping Rural

Insumos/grãos

Máquinas Agrícolas

Revista Agropecuária

Trabalhe Conosco

Códigos e Estatuto

Filiais

Feiras

FEACOOP

Agrishow

Balcão do Agronegócio

Classificados

Usados

Imóveis

A Venda

Em Licitação

Revista

Notícias

Sustentabilidade

Ação Social Cooperada

Campo Limpo

Central de Embalagens Vazias de Agrotóxico

Certificação de Café e o 4 C

Natal da solidariedade

TrendIT's Desenvolvimento de Websites
Coopercitrus Cooperativa de Produtores Rurais - Telefone: (17) 3344-3000
Praça Barão do Rio Branco, nº 9, Centro - CEP: 14.700-129- Bebedouro, SP

Coopercitrus 2017 - Todos os direitos reservados