“O grande objetivo da Fundação é gerar conteúdo para o agro: disseminar informações confiáveis para o produtor, formar capital humano, capacitar mão de obra e incentivar a pesquisa, sempre pensando na sustentabilidade do agro”, é como define o papel da Fundação Coopercitrus Credicitrus, o responsável técnico pelas atividades desenvolvidas pela instituição, Marcelo Henrique Bassi.
Estas atividades empenhadas têm como foco três pilares: educação, meio ambiente e difusão tecnológica. Para cumprir seu papel, ela conta com importantes parcerias, possui uma completa infraestrutura para promover cursos e treinamentos, mantém áreas para validação de tecnologias em campo e desenvolve projetos ambientais voltados à garantiada sustentabilidade em propriedades rurais.
“Em um mesmo lugar, unimos teoria e prática criando um ambiente perfeito para a inovação”, esclarece o presidente da Coopercitrus, Matheus Marino.
Considerada o braço de sustentabilidade da Coopercitrus, a Fundação tem uma visão moderna sobre o impacto de suas ações, seguindo as tendências da agenda ESG (Ambiental, Social e de Governança). “Com a união de recursos próprios e a parceria com outras instituições, praticando uma estrutura de gestão profissional, trabalhamos a responsabilidade socioambiental por meio de pesquisa, educação e meio ambiente”, complementa o superintendente da Fundação, Oscar Franco Filho.
Pesquisa que desenvolve o setor
A Fundação, localizada em uma fazenda com pouco mais de 110 hectares, possui um ambiente propício para aproximar ciência e prática, conduzir experimentos e promover demonstrações de tecnologias. Nessa área, em parceria com a Embrapa, são conduzidas diversas pesquisas voltadas para a citricultura, as quais já renderam importantes trabalhos publicados. Desde 2021, a Fundação passou a disponibilizar áreas para as empresas parceiras apresentarem suas tecnologias em campo por meio de plots. Atualmente, nela, estão instaladas 19 áreas experimentais com cerca de um hectare cada, onde diferentes empresas testam produtos, apresentam tratamentos e validam protocolos agrícolas para culturas variadas, como amendoim, soja, milho, cana, café, citros e sorgo.
-
-
A Fundação, localizada em uma fazenda com pouco mais de 110 hectares, possui um ambiente propício para aproximar ciência e prática,
Há ainda uma área dedicada para apresentação de variedades de soja e de pastagem, além de um projeto para demonstração do sistema de integração lavoura, pecuária e floresta (ILPF). As áreas da Fundação Coopercitrus são como uma vitrine de tecnologia. “De um lado, as empresas apresentam as suas soluções e, do outro lado, o produtor tem a oportunidade de conferir, em uma mesma área, diferentes protocolos referências das principais marcas do mercado, os quais conduzidos por profissionais de credibilidade, com a chancela da Fundação Coopercitrus”, explica Marcelo Bassi.
Educação que fortalece o agronegócio
Um dos principais compromissos da Fundação Coopercitrus Credicitrus é capacitar profissionais para atuarem no agronegócio. Com esse objetivo, mantém importantes parcerias para promover cursos e treinamentos, bem como sediar eventos voltados para a educação. Os destaques são as parcerias com o Centro Paula Souza para a realização do Curso Superior em Big Data para o Agronegócio pela Fatec e Técnico em Agronegócio pela Etec. A Fundação também é parceira do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com quem possui uma agenda ativa de cursos. Em seu espaço, acontecem ainda treinamentos variados, como capacitação para operação e manutenção de tratores, máquinas agrícolas, drones etc.
O consultor de sustentabilidade da Coopercitrus, Boris Wiazowski, explica que a seleção dos cursos considera o interesse dos produtores da região e a relevância dos temas para cada período: “Sempre visamos ao fortalecimento do produtor rural e pensamos em como podemos contribuir para melhorar as atividades do dia a dia dele”.
Programe-se
Confira a agenda de cursos gratuitos da Fundação Coopercitrus em parceria com o Senar para o primeiro semestre de 2023. Na edição da Revista Coopercitrus de Fevereiro, você confere a agenda de cursos planejados para 2023, como ‘Boas práticas de uso e conservação da água nas propriedades rurais’, ‘Legislação Ambiental’, e ‘Instalação da Lavoura de Mandioca’. Clique aqui para conferir o conteúdo.