A safra de café de 2022 da cooperada Fernanda Vieira, de Bom Jesus da Penha, MG, foi marcada por uma geada em maio e, na sequência, por uma chuva de granizo em novembro. O resultado da colheita foi devastador, porém a cafeicultora tinha investido, em 2021, em um seguro cafezal com a Corretora de Seguros Coopercitrus e pôde evitar o prejuízo.
“Com o seguro, conseguimos sanar todas as perdas. Por isso, renovamos todo ano. Não consideramos um custo, mas um investimento que nos garante segurança para enfrentar a diversidade das mudanças climáticas”, afirma Vieira, que foi contemplada com subsídio federal de 40% do pagamento do valor do seguro.
Os seguros agrícolas são fundamentais para lidar com os riscos climáticos que fazem parte da atividade agrícola, garantindo a continuidade do seu negócio. Na Corretora de Seguros Coopercitrus, os seguros são elaborados sob medida em parceria com as maiores seguradoras, com preços e condições diferenciadas, além de atendimento personalizado.
“Nosso time oferece todo o suporte, desde o momento da contratação, analisando os riscos de vulnerabilidade, até as possíveis coberturas a serem contratadas. Em 100% dos casos, um especialista vai até a propriedade para elaborarmos uma proposta personalizada. O acionamento do seguro e o acompanhamento do sinistro em situações necessárias também são feitos pelo time de especialistas da Coopercitrus, o que deixa o produtor mais tranquilo”, explica o gerente da Corretora de Seguro Coopercitrus, Cássio Movio.
“O nosso grande diferencial é a elaboração de uma proposta customizada, que leva em conta a localização da propriedade e os possíveis riscos”, ressalta o coordenador de Seguros da Coopercitrus, Guilherme Morgante.
A cooperada Fernanda Gomes Caixeta Vieira, de Bom Jesus da Penha, MG, garantiu a proteção de seu cafezal ao investir no seguro agrícola da Coopercitrus.
A cooperada comprova esses diferenciais: “Eu fiquei satisfeita com o atendimento da Coopercitrus quando enfrentávamos o problema. Quando a nossa lavoura foi atingida, além do suporte na parte dos seguros, nós recebemos um técnico que avaliou a propriedade, que nos orientou a fazer o replantio de algumas plantas e o tratamento fungicida na lavoura. Essas medidas sanaram as perdas e garantiram a nossa produção”, relata Fernanda e complementa: “Não precisei me preocupar com documentação, tudo foi resolvido pela equipe da Coopercitrus, que, a todo momento, foi atenciosa me informando de todos os passos até solucionar a questão”, ressalta.
O gerente da Corretora de Seguros da Coopercitrus incentiva o cooperado a inserir o seguro rural no planejamento da safra: “Assim como a compra de fertilizantes, adubos e insumos faz parte do planejamento, é necessário pensar na proteção da lavoura. A cada ano, as mudanças climáticas têm se tornado frequentes e isso está fora do controle do produtor”, aponta o gerente.
Seguro rural é planejamento
Considerando a importância do seguro agrícola, o governo federal incentiva a contratação oferecendo aos agricultores a possibilidade de subsídios de até 40%. Em São Paulo, o benefício pode ter um adicional de até 30%.
Morgante explica que o beneficiamento do seguro depende do cumprimento às regras estipuladas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Secretaria da Agricultura de São Paulo.
“Como o café é uma cultura perene, o seguro do cafezal é anual. O produtor pode contratar com o desconto do subsídio. Tem produtores que conseguem tanto o subsídio federal como o estadual e todo o processo é monitorado pela equipe da corretora”.
A Coopercitrus oferece diversas opções em seguros agrícolas, de safra, máquinas agrícolas, automóveis, residências, vida, entre outros, com condições exclusivas para atender às necessidades de cada cooperado.
Para saber mais, entre em contato com o time de especialistas da Corretora, por meio de sua unidade de negócios ou pelos canais (17) 99674-1623 e seguros@coopercitrus.com.br.