“Um dos principais trabalhos da cooperativa é encurtar o caminho entre a tecnologia e o produtor rural”. Essa é a avaliação do cooperado Paulo Tinoco Cabral, que, desde 2015, faz parte do conselho de administração da Coopercitrus. Bisneto de produtor rural, o contato de Paulo com o campo é desde o berço: “Morei na fazenda […]
Categorias: Informe,
“Um dos principais trabalhos da cooperativa é encurtar o caminho entre a tecnologia e o produtor rural”. Essa é a avaliação do cooperado Paulo Tinoco Cabral, que, desde 2015, faz parte do conselho de administração da Coopercitrus.
Bisneto de produtor rural, o contato de Paulo com o campo é desde o berço: “Morei na fazenda até os meus sete anos, depois nos mudamos, mas sempre passei as férias lá. Meu pai é médico por formação, mas sempre foi ligado ao agro. O meu bisavô materno abriu as terras de sua fazenda, em 1906”, relata.
Cabral estudou administração de empresas na capital paulista e trabalhou no mercado financeiro por três anos. O bom filho retornou às raízes em 1983 e, desde então, administra os negócios da família, no cultivo de cana-de-açúcar, soja e criação de gado de corte.
O relacionamento de Cabral com a Coopercitrus é de longa data. A parceria com a cooperativa o ajudou a desenvolver o legado da família na lavoura: “O meu avô era cooperado desde a fundação da Coopercitrus e, logo depois, me tornei cooperado também. Temos uma relação de muitos anos com a cooperativa, que sempre nos auxiliou na prestação de serviço”.
Para Cabral, participar do conselho permite ter acesso a diferentes visões e modelos de negócios. “A cooperativa valoriza a experiência de cada agricultor, compreendendo sua necessidade e antecipando tendências. Como o conselho é formado por produtores que atuam em várias áreas do agro, isso contribui para atender as necessidades de todos os setores e perfis, desde o pequeno até o grande produtor”.
O produtor conta que os interesses dos cooperados estão sempre no centro dos debates das reuniões do conselho. “Analisamos o que os cooperados estão pleiteando em relação aos produtos, ao atendimento, à logística, ao próprio desenvolvimento e à segurança da cooperativa”.
As inovações tecnológicas ganham cada vez mais importância nas lavouras e é tema constante nas reuniões do conselho. A Coopercitrus assumiu o compromisso de colocar a inovação tecnológica e suporte técnico que geram resultados à disposição dos cooperados.
Paulo destaca o empenho da cooperativa em atender plenamente o cooperado. A Coopercitrus passou a prestar serviços especializados em agricultura de precisão, tornando as tecnologias mais acessíveis aos produtores e oferecendo soluções que otimizam o tempo e aumentam a qualidade da produção respeitando a região e o perfil de cada cooperado.