A produção brasileira de amendoim saltou de 346,8 mil toneladas na safra 2014/2015 para uma estimativa de 746,7 mil toneladas no ciclo 2021/22, um aumento de 115%, como apontam dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O bom resultado é reflexo principalmente do aumento da área destinada para a cultura, que chega a quase dobrar quando os dois ciclos são comparados. […]
Categorias: Informe,
A produção brasileira de amendoim saltou de 346,8 mil toneladas na safra 2014/2015 para uma estimativa de 746,7 mil toneladas no ciclo 2021/22, um aumento de 115%, como apontam dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O bom resultado é reflexo principalmente do aumento da área destinada para a cultura, que chega a quase dobrar quando os dois ciclos são comparados.
Em todo o mundo, mais de 44 milhões de toneladas de amendoim são produzidas por ano. A China é o maior produtor de amendoim do mundo. Já o Brasil ocupa o 11º lugar.
A maior parte do produto cultivado no país é exportada. Aproximadamente 70% da produção é destinada ao mercado internacional, e tem nos países da União Europeia os principais compradores, com destaque para Holanda, Polônia, Austrália e Itália. Outros importantes compradores são Rússia, Ucrânia, Reino Unido, Colômbia, África do Sul e México. Mas, nos últimos anos, a China começou a demonstrar cada vez mais interesse no amendoim brasileiro, abrindo novos e vultosos mercados.
Regiões produtoras
Maior produtor de amendoim do País, o estado de São Paulo é responsável por mais de 90% dessa projeção, com uma safra estimada em 692,7 mil toneladas e expectativa de crescimento. O resultado representa um acréscimo de 23,3% em relação à safra estadual anterior, segundo dados do 12° Levantamento da Safra de Grãos.
Fonte: Canal Rural