Iniciaram em fevereiro as aulas da segunda turma do curso Superior em Big Data em Agronegócio da Fatec e da terceira turma do curso Técnico em Agronegócio da Etec, realizado por meio da parceria entre Fundação Coopercitrus Credicitrus e o Centro Paula Souza, unidade de Bebedouro. As aulas estão sendo realizadas em modo presencial, nas estruturas da Fundação Coopercitrus Credicitrus, seguindo todos os protocolos de segurança.
Os cursos são gratuitos e as aulas acontecem em período noturno, na Fundação Coopercitrus Credicitrus. Com 40 alunos em cada turma, os cursos têm como objetivo preparar profissionais para atuarem em um dos segmentos mais importantes do agro: a tecnologia agrícola.
Nessa parceria, o Centro Paula Souza é responsável pela grade curricular e o corpo docente para o curso, e a Fundação Coopercitrus Credicitrus fornece a estrutura para as aulas.
No curso de Técnico em Agronegócio, o aluno aprende técnicas de gestão e de comercialização, avaliação de custos de produção e aspectos econômicos para a introdução de novos produtos e serviços, e idealiza ações de marketing. Após a conclusão do curso, o aluno terá a capacidade de execução de atividades de gestão do negócio rural, inclusive empreendimentos da agricultura familiar. Poderá participar de sistemas de gestão ambiental e social e do desenvolvimento tecnológico, visando a qualidade e a sustentabilidade do negócio. Além de sair preparado para orientar produtores e trabalhadores rurais na organização de associações e cooperativas.
No curso superior em Tecnólogo em Big data em Agronegócio, o estudante aprende tanto a manipular e instalar equipamentos pra captação e geração de dados quanto a programar sistemas de análise de grande de dados. Após a conclusão do curso, tem capacidade para desenvolve softwares voltados para o agronegócio, instalar e gerenciar dispositivos de internet das coisas em ambientes agrícolas para geração de dados, projetar e configurar redes de sensores e de transmissão de dados do campo e analisar dados coletados pelos aparelhos e produzir relatórios para a tomada de decisão de gestores de agronegócios.
A educação é um dos pilares da atuação da Fundação Coopercitrus Credicitrus, com visão em formar capital humano capacitado e especializado para o setor agropecuário. A Fundação Coopercitrus Credicitrus se destaca pela estrutura diferenciada. O moderno prédio educacional com capacidade para receber 600 alunos possui 10 salas de aulas, laboratórios de informática e biblioteca, totalizando mais de 1.500 m² de área construída. Além disso, a sede da Fundação, localizada em uma área de 112 hectares, conta com área de campos experimentais, laboratório de análise de solo e folhas, viveiro de mudas, anfiteatro e centro de treinamentos, com ambiente perfeito para promover a integração entre a teoria e a prática, formando mão-de-obra especializada.
Com o mercado aquecido, o agronegócio exige cada vez mais profissionais com qualificações específicas, porém a oferta de mão-de-obra especializada é muito baixa. Segundo dados do Censo Agropecuário de 2017 do IBGE, mais de 80% dos produtores rurais não recebem assistência técnica, limitando seu acesso às novas tecnologias. O número de pessoas ocupadas na agropecuária caiu de 10 milhões em 2012, para 8,5 milhões, em 2017. Por outro lado, os profissionais foram valorizados, com os rendimentos com alta de 5% no período, contra 1% na soma dos demais setores da economia.
Sobre a Coopercitrus
A Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, com sede em Bebedouro (SP), é a maior cooperativa paulista e uma das maiores do Brasil em fornecimento de insumos, máquinas, implementos e suporte técnico. Com mais de 37 mil cooperados e unidades de negócios em mais de 60 municípios, nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais, a Coopercitrus tem como propósito oferecer soluções integradas para que seus cooperados cresçam como um todo.
Informações para a imprensa
Nayara C. R. Tavares Viana
Coordenadora de Comunicação
(17) 3344-3133 | (17) 99708-8264
Juliana Iha
Jornalista
(17) 3344-3060