Com objetivo de melhorar a segurança do trabalhador rural e do meio ambiente, otimizar os preparos das caldas de defensivos químicos e garantir o melhor desempenho dos produtos, a Coopercitrus desenvolveu o projeto Calda Inteligente. A iniciativa prevê a criação de um dispositivo mecânico para realizar as misturas de calda para defensivos de forma automatizada, com objetivo de evitar contato humano com o produto químico em todas as etapas de dosagem, mistura e limpeza das embalagens.
O dispositivo se comunica via rede sem fio com um aplicativo que apresenta a receita com as dosagens por produto e ordem de mistura adequada dos produtos químicos. O equipamento já transfere os produtos diretamente ao pulverizador sem qualquer contato humano.
A solução facilitará o controle e a rastreabilidade das substâncias adicionadas nos tanques de pulverização com base nas prescrições agronômicas recomendadas.
“Será uma nova era na agricultura, com a acurácia do uso dos agroquímicos como foram concebidos. De um lado temos produtos de ponta com desenvolvimento de moléculas complexas e de outro máquinas evoluídas em tecnologia e gestão de dados. Faltava resolver o gargalo da operação de mistura, que faz o abastecimento desses produtos com as máquinas de forma manual e passível de erros”, explica Marcelo Henrique Bassi, Superintendente de Tecnologia Agrícola Coopercitrus.
O gerente agronômico da cooperativa, André Rossi, acrescenta que “os resultados esperados são eficiência no processo para que não tenha casos de misturas indevidas de produtos, apresentando a redução de riscos relacionados à contaminação humana e do solo, causando impacto positivo na proteção socioambiental e melhorando a performance no trabalho”.
O projeto foi premiado pelo Programa Bayer Coopera+ Impulsão, no eixo de Sustentabilidade, iniciativa que faz parte do programa de relacionamento da Bayer com o sistema cooperativista. O outro projeto vencedor do programa, na categoria Inovação, é o “Sustenta Mais: Agricultura Regenerativa”, criado pela cooperativa Cooxupé, em parceria com a startup Quanticum e o polo de pesquisas EMBRAPPI na IFSul de Minas.
Cada um dos dois projetos vencedores contará com um aporte de R$ 1,5 milhão para auxílio na implementação, além de consultoria especializada. Os selecionados passaram por um período de imersão no LifeHub, hub de inovação aberta da Bayer, com outras oito cooperativas finalistas. Todas elas apresentaram seus projetos para a avaliação de uma banca de especialistas do mercado.
Para Laura Deus, gerente de acesso ao mercado da Bayer Brasil para Cooperativas, a jornada rumo à transformação digital no agronegócio requer colaboração. “Inovar através da co-criação é um caminho inevitável e estamos vendo uma mobilização cada vez maior de cooperativas e empresas em busca de soluções de impacto no setor”, conta.
“Para a Bayer, é uma grande satisfação poder apoiar diferentes etapas do processo de viabilização de novas ideias, sempre com o objetivo de tornar a agricultura mais eficiente e sustentável”, afirma Laura. “O cooperativismo é fundamental para a criação de um ecossistema de inovação no setor e para levar conhecimento aos produtores rurais. Sem dúvidas vemos muito potencial para iniciativas transformadoras.”
Sobre a Coopercitrus
A Coopercitrus – Cooperativa de Produtores Rurais, com sede em Bebedouro (SP), é a maior cooperativa paulista e uma das maiores do Brasil em fornecimento de insumos, máquinas, implementos e suporte técnico. Com mais de 37 mil cooperados e unidades de negócios em mais de 60 municípios, nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais, a Coopercitrus tem como propósito oferecer soluções integradas para que seus cooperados cresçam como um todo.
Sobre a Bayer
A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para ajudar o desenvolvimento do planeta e das pessoas, apoiando os esforços para enfrentar os grandes desafios apresentados pelo crescimento e envelhecimento populacional no mundo. A Bayer se compromete a impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo a partir de seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo visa a aumentar seu poder de ganho e criar valor por meio da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade ao redor do mundo. No ano fiscal de 2020, o Grupo contou com cerca de 100 mil colaboradores e obteve vendas de € 41,4 bilhões. As despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 4,9 bilhões. Para mais informações, acesse o site da Bayer.
Informações para a imprensa
Nayara C. R. Tavares Viana
Coordenadora de Comunicação
(17) 3344-3133 | (17) 99708-8264
Juliana Iha
Jornalista
(17) 3344-3060